segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Tics e Educação

Os diferentes recursos da tecnologia conjugados( Internet e Web, videoconferência, audioconferência, teleconferência e outros, provocam modificações substanciais nos paradigmas de educação vigentes, vez que se têm aberto ao estudante, professor e tutor, inúmeras possibiliades de acesso à informação, formas de se comunicar com o meio ou através dele,novas formas de aprender e ensinar,requeridas por esse novo ambiente de interação e aprendizagem. Enfim , estes meios tecnológicos evideciam que é possível operar dinâmica de comunicação e de informação, e também de educação, com criatividade, interatividade, produção ao invés de assimilação.Podem ainda vivenciar a produção de conhecimento como ciência, tecnologia e também cultura; diferentes contextos de aprendizagem, de socialização e de troca simbólica, criando nova normas, nova didáticas e metodologias, novas inteligibilidades, novas educações e assim por diante. Tudo isso combinado com as habilidades cognitivas e afetivas, para construir e reconstruir o conhecimento. Portanto, a importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa nova sociedade. O acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a Educação que lida diretamente com a formação humana.

2 comentários:

  1. Olá colegas,
    Vocês estão de parabéns,realmente a tecnologia faz parte do nosso dia a dia, e estamos rodeados por ela,se não fosse a tecnologia como poderiamos fazer aulas pela EAD, conversar no msn, no orkut,blogs, etc.

    ResponderExcluir
  2. Vocês esta de parabéns,

    tecnologia, neste sentido, não é algo novo – na verdade, é quase tão velha quanto o próprio homem, visto como homo creator.

    Nem todas as tecnologias inventadas pelo homem são relevantes para a educação. Algumas apenas estendem sua força física, seus músculos. Outras apenas lhe permitem mover-se pelo espaço mais rapidamente e/ou com menor esforço. Nenhuma dessas tecnologias é altamente relevante para a educação. As tecnologias que amplificam os poderes sensoriais do homem, contudo, sem dúvida o são. O mesmo é verdade das tecnologias que estendem a sua capacidade de se comunicar com outras pessoas. Mas, acima de tudo, isto é verdade das tecnologias, disponíveis hoje, que aumentam os seus poderes intelectuais: sua capacidade de adquirir, organizar, armazenar, analisar, relacionar, integrar, aplicar e transmitir informação.

    ResponderExcluir